itec news Notícia Tecnologia

Últimas Notícias

Arraste para o lado e veja mais...

Vulcão Shiveluch entra em erupção e cobre cidades russas de cinzas; veja

Vulcão Shiveluch entra em erupção e cobre cidades russas de cinzas; veja

Compartilhe
Vulcão Shiveluch entra em erupção e cobre cidades russas de cinzas; veja

Imagem: Twitter/Reprodução

O vulcão Shiveluch, um dos mais ativos da Rússia, entrou em erupção na última terça-feira (11). De acordo com o Levantamento Geofísico da Academia Russa de Ciências, a erupção expeliu uma vasta nuvem de cinzas a 20 mil metros de altura, cobrindo várias aldeias vizinhas.

As primeiras atividades sísmicas no vulcão foram relatadas logo após a meia-noite do horário local, na Península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia. Nas horas seguintes, a erupção derreteu a neve na região, causando um acúmulo de lama em uma rodovia próxima de Shiveluch.

No Twitter, um perfil oficial do governo russo compartilhou um vídeo da erupção. “Lindo vídeo da nuvem de cinzas para nos lembrar da beleza e da força da natureza”, diz a publicação. Confira.

Várias cidades e povoados numa área de 108 mil km quadrados foram cobertos por uma grossa camada de cinzas, com pelo menos 8 centímetros. A península abriga cerca de 300 mil pessoas.

Segundo a Reuters, esta erupção deu origem à maior precipitação de cinzas dos últimos 60 anos. Essas cinzas — compostas principalmente por minúsculos fragmentos vulcânicos — representam uma ameaça à aviação comercial, o que levou o governo russo a fechar o espaço aéreo local.

Motocicleta com sidecar coberta pelas cinzas do vulcão Shiveluch, na Península de Kamchatka, na Rússia.
Motocicleta com sidecar coberta pelas cinzas do vulcão Shiveluch, na Península de Kamchatka, na Rússia. Imagem: Twitter

A erupção foi poderosa o suficiente para enviar material vulcânico para a estratosfera. Segundo cientistas, quando as cinzas atingem essa camada da atmosfera, elas duram muito mais tempo e viajam muito mais longe, o que pode gerar reflexos no clima global.

Ainda não há informações sobre feridos ou mortos. O governo local pediu para que moradores não saiam de suas casas.

Vulcão Shiveluch não é o único

O Shiveluch é um dos 30 vulcões ativos encontrados na Península de Kamchatka, que se estende até o Oceano Pacífico. Todos os dias, vulcanólogos observam pequenas explosões e avalanches de lava na região.

Um exemplo é o vulcão Bezymianny, localizado a cerca de 100 km de Shiveluch. Nas últimas semanas, ele vem produzindo explosões de materiais vulcânicos de pequena escala, o que também gerou um alerta para os aviões que voam próximo do local.

Nos últimos 10 mil anos, Shiveluch teve cerca de 60 erupções. A última grande delas ocorreu em 2007.

Clique para Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

posts relacionados

Posts Relacionados

Arraste para o lado e veja mais...