Quais as vantagens de se financiar um imóvel

Descubra os benefícios que podem ser obtidos ao se escolher financiar um imóvel em vez de comprá-lo à vista.

Quando chega a hora de comprar uma casa, a maioria das pessoas já decide se inscrever para um financiamento.  

Algumas pessoas podem querer comprar um apartamento em Belém com dinheiro e você pode se perguntar por que alguém escolheria um empréstimo em vez de comprar com dinheiro.  

Ter dinheiro em mãos pode ser útil em emergências ou em outras situações. Além disso, ter fundos disponíveis para fazer investimentos significa que você pode aumentar seu dinheiro mais rapidamente.  

Portanto, se uma propriedade puder ser comprada com a ajuda de um financiamento bancário, pode ser uma ideia melhor economizar seu dinheiro. 

Sendo assim, é possível afirmar que poder comprar uma casa com dinheiro não significa que você deva fazer isso. Existem muitos benefícios em se financiar um kitnet. E se você não tiver dinheiro, um financiamento também será a solução perfeita para comprar uma propriedade. 

É ruim assumir um financiamento imobiliário?  

Imagine que você vai a um restaurante. Alguém à mesa come ostras. Você odeia ostras. Mas as ostras são ruins? Boas? Quem pode dizer? Todos nós temos nossas preferências. 

O mesmo acontece com a escolha de se financiar um imóvel. Algumas pessoas vêem a dívida como algo a ser evitado a todo custo. Outros vêem isso como uma forma de viver melhor ou como uma ferramenta para aumentar a riqueza. 

Objetivamente, o que há de ruim na dívida é o uso irresponsável do crédito – gastar dinheiro que você não tem em coisas de que não precisa, gastar muito dinheiro ou ter dívidas demais devido à sua capacidade de pagar. 

O fato é que todos nós precisamos de um lugar para morar, mas comprar uma casa com dinheiro simplesmente não é possível para muitos de nós. Os preços das casas subiram tanto que estão levando anos para os possíveis proprietários acumularem economias suficientes para comprar.  

Quando você considera essa realidade e a necessidade básica de abrigo, um financiamento pode ser uma dívida “boa” – se você puder arcar com os pagamentos de forma razoável e tiver dinheiro suficiente para um pagamento mínimo e os custos de fechamento. 

Financiar ou não financiar um imóvel? 

Comprar um imóvel à vista tem algumas vantagens. Você não precisa se qualificar com um credor ou fazer pagamentos mensais do empréstimo, incluindo o pagamento de seguro hipotecário privado. Além disso, você não precisa pagar juros como faria com um financiamento.  

Para comparar, se você comprar uma casa de 275 mil reais com um empréstimo de 3 por cento por 30 anos e fizer um pagamento inicial de 3,5 por cento, os juros ao longo da vida do empréstimo somarão 137.589 mil reais – dinheiro que você está gastando além do preço de compra da casa.  

Com uma compra em dinheiro, você se pouparia desse custo. Mas o dinheiro tem desvantagens, no entanto. Um problema é que sua liquidez é limitada – quando um imóvel é de propriedade livre de todas as dívidas hipotecárias, pode ser difícil extrair dinheiro.  

Você pode obter financiamento, é claro, mas isso levanta todas as questões associadas à obtenção de um financiamento: aprovação, custo, possivelmente seguro fiduciário, etc.  

Além disso, possuir uma casa sem financiamento também pode não ser tão “grátis” quanto parece. O dinheiro que você usou para comprar a casa agora é dinheiro que não pode ser usado para alternativas possivelmente melhores, como investir, abrir um negócio ou pagar por estudos. 

É melhor pagar aos poucos e normalmente o financiamento ou pagar antecipadamente se surgir a oportunidade? 

Se você quiser financiar uma casa, pode encontrar meios para fazer pagamentos extras ou quitá-lo integralmente. Pagar o empréstimo mais cedo pode ser especialmente atraente se você estiver próximo da aposentadoria e quiser reduzir suas despesas mensais. 

A maioria dos empréstimos hoje permite pagamentos antecipados, no todo ou em parte, sem penalidade. Em outras palavras, se você quiser investir 50 ou 100 reais extras por mês em seu financiamento, provavelmente poderá fazê-lo. 

Porém, na realidade, não são muitos os mutuários que mantêm um financiamento por 30 anos ou perto disso. Portanto, se você fizer pagamentos extras, o resultado será que, ao optar pela venda de apartamento próprio ou de um refinanciamento do mesmo, você deverá menos ao seu credor. 

Assim como na compra em dinheiro, se você estiver pensando em pagar totalmente o financiamento (caso contrário, é possível a venda de apartamento ainda financiado também), lembre-se de que pode haver outros usos melhores para esses fundos.  

Lembre-se de que um financiamento pode ser considerado uma dívida “boa” se for usado com responsabilidade, e seus planos de vida podem mudar, então é melhor considerar seus objetivos e prioridades cuidadosamente antes de tomar essa decisão. 

É possível financiar um imóvel em troca de um empréstimo do banco?

Há certos momentos na vida em que precisamos de fundos com urgência. Em tais situações, ser proprietário de um imóvel é uma vantagem, pois você pode simplesmente financiar sua casa em troca dos fundos necessários.  

A maior vantagem de um empréstimo hipotecário é que você não precisa legar a propriedade do imóvel e pode obter o empréstimo a taxas de juros muito baixas, ao contrário da maioria dos outros empréstimos.  

Um empréstimo hipotecário é simplesmente um empréstimo no qual você apresenta como garantia de pagamento uma propriedade sua. A propriedade em questão pode ser a sua casa, uma loja ou mesmo um terreno não agrícola.  

Os empréstimos hipotecários são oferecidos por bancos e outras espécies de empresas financeiras. O credor fornece o valor do empréstimo principal e cobra juros sobre ele. Você pode reembolsar o empréstimo em instalações mensais acessíveis.  

Sua propriedade serve como garantia e permanece em posse do credor até que o empréstimo seja totalmente reembolsado. Como tal, o credor tem uma reivindicação legal sobre a propriedade para a posse do empréstimo e, se o devedor não pagar o empréstimo, o credor tem o direito de apreendê-lo e leiloá-lo. 

Achou interessante o nosso artigo abordando as vantagens de se financiar uma propriedade? Pois saiba que nas nossas redes sociais é possível ter acesso a muitos outros conteúdos de qualidade. Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades! 

1526
Deixe seu comentário