itec news Notícia Tecnologia

Últimas Notícias

Arraste para o lado e veja mais...

  • Início
  • Notícias
  • Usuários do Facebook podem usar VPN de forma gratuita, mas cuidado.
Usuários do Facebook podem usar VPN de forma gratuita, mas cuidado.

Usuários do Facebook podem usar VPN de forma gratuita, mas cuidado.

Compartilhe

Nesta segunda-feira 12 de Fevereiro em pleno carnaval, o Facebook iniciou a oferta gratuita de uma VPN aos usuários do IOS. Após atualização liberada em seu app para iPhones e iPads, a rede incluiu no seu menu a opção “Protect” que direciona o usuário para a App Store, para fazer o donwload do Onavo Protect, serviço de VPN adquirido em 2013 pela companhia.

Mesmo prometendo avisar os usuários acerca de sites mal intencionados e assegurar manter longe das mãos de criminosos cibernéticos dados de conta bancaria e número de cartão de crédito, a política de privacidade do Onavo pode entregar que muito mais coisas estão acontecendo longe da imaginação do usuário.

Sem Privacidade!

De forma resumida, a VPN deveria manter sua privacidade, no entanto o Facebook monitora tudo o que o usuário faz e fornece analises de comportamento online para a rede social, e ninguém tem conhecimento de como o Facebook utiliza esses dados. O TechCrunch especula que a companhia deve monitorar a concorrência quando coleta dados de quanto tempo o usuário usa outras redes como o Twitter, além das das funções mais e menos populares.

Mesmo parecendo assustador, algo relevante a ser notado é que as VPNs gratuitas possuem esse perfil de funcionamento, não estão muito preocupadas com a privacidade do usuário, caso mais conhecido é o da Hola que vendeu conexões de usuários que fossem realizados ataques DDoS.

Muito bem avaliado pelos usuários, o Opera navegador oferece também um serviço do tipo de forma gratuita. Entretanto, os termos de aceite do serviço mostram que as informações de navegação do usuário podem ser coletados e divulgados para terceiros com objetivo de pagar servidores e o tráfego e assim pode manter o serviço operando.

Fonte: Canaltech

Clique para Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

posts relacionados

Posts Relacionados

Arraste para o lado e veja mais...