Sinal analógico de TV será desligado hoje, em mais 7 capitais

O sinal analógico de televisão será desligado nesta quarta (30) em mais sete capitais das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Ao todo, 3,4 milhões de pessoas que moram em Aracajú (SE), Belém (PA), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN) e Teresina (PI) serão impactadas.

analógico

“Serão cerca de 100 milhões de brasileiros que assistirão, na TV, aos jogos da Copa do Mundo no sistema digital, a metade da população brasileira”, disse Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, ao assinar a permissão de desligamento ontem.

E além das capitais, 89 cidades terão a transmissão analógica desligada às 23h59 desta quarta, sendo que 15 são da região Norte e 73 da Nordeste. A proposta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é de que todas as regiões metropolitanas das capitais passem a receber somente sinal digital até o fim do ano. “Toda a Região Sul já desligou; o Sudeste, também. No Centro-Oeste, o sinal analógico já foi desligado em Brasília e em Goiânia. Com o desligamento de agora, faltam somente as demais capitais da Região Norte e duas capitais do Centro-Oeste”, detalhou Juarez Quadros, presidente da Anatel.

Para poder ter acesso ao sinal digital em sua TV é preciso uma antena e um conversor, caso o seu aparelho não receba o sinal digital automaticamente. A maioria dos televisores recentes já são capazes de converter o sinal. Para a população de baixa renda, o governo distribui kits para que espectadores possam continuar assistindo TV normalmente. Segundo o governo, foram mais de 10 milhões de kits entregues em todo país até o momento.

De acordo com o presidente da Anatel, ainda informa que o chamado “apagão analógico” da região não acontece de forma arbitrária: “Só desligamos o sinal analógico quando temos certeza de que pelo menos 90% do domicílios estão com o sinal digital”.

Para isso a agência faz pesquisas nas localidades para levantar o percentual que ainda falta se adequar. “A pesquisa mostrou que, em Aracaju, 93% dos domicílios já contam com o sinal digital; em Belém, 91%; em João Pessoa, 95%; em Maceió, 92%; em Manaus, 91%; em Natal, 92%; e, em Teresina, 92%. João Pessoa foi a capital que atingiu o maior percentual de domicílios com TV digital, até o momento, 95%, o mesmo percentual de São Luís, que teve o sinal analógico desligado em março”, finalizou a Anatel.

analógico

Para saber se tem direito ao kit gratuito, o beneficiário de programas sociais do governo federal deve acessar o site da Seja Digital e informar o Número de Identificação Social (NIS) ou CPF para fazer uma busca no sistema. A informação também pode ser obtida pelo telefone 147. A distribuição do kit na região metropolitana de São Paulo continuará mesmo depois do sinal desligado por pelo menos 45 dias.

Fonte: Agência Brasil

3395
Deixe seu comentário