Samsung vai lançar novos chips DRAM de 8 GB para dar mais poder de fogo aos smartphones

Nesta ultima terça-feira (17), a Samsung Electronics, líder mundial em tecnologia avançada de memória, desenvolveu com sucesso a primeira DRAM LPDDR5 de 8 gigabit (Gb) da classe de 10 nanômetros (nm) da indústria.

Desde o laçamento do primeiro LPDDR4 de 8 Gb para produção em massa em 2014, a Samsung vem preparando o cenário para a transição para o padrão LPDDR5. Com a ideia de oferecer memórias mais rápidas de baixo consumo energético para equipar aparelhos móveis 5G com recursos de inteligência artificial.

Samsung

“Este desenvolvimento de 8 GB de LPDDR5 representa um grande avanço para as soluções de memória móvel de baixo consumo”, disse Jinman Han, vice-presidente sênior de Planejamento de Produto de Memória e Engenharia de Aplicação da Samsung Electronics. “Continuaremos a expandir nossa linha DRAM de 10nm da próxima geração à medida que aceleramos o movimento em direção a um maior uso de memória premium em todo o cenário global.”

De acordo com a Samsung, o chip LPDDR5 de 8 Gb possui uma taxa de dados de até 6.400 megabits por segundo (Mb/s), que é 1,5 vezes mais rápida do que os chips DRAM móveis usados ​​nos principais dispositivos móveis atuais (LPDDR4X, 4266Mb/s). Esse avanço no desempenho tornou-se possível por meio de vários aprimoramentos de arquitetura. Ao dobrar o número de “bancos” de memóriA, subdivisões dentro de uma célula DRAM de oito para 16, a nova memória pode atingir uma velocidade muito maior, reduzindo o consumo de energia. O LPDDR5 de 8 Gb também faz uso de uma arquitetura de circuito altamente avançada e otimizada para velocidade que verifica e garante o desempenho de velocidade ultra-alta do chip.

A companhia também destacou o novo “modo de suspensão profunda”, que reduzirá o dobro do consumo de energia no “modo sleep” em comparação com os chips ta tecnologia anterior. Ainda de acordo com a fabricante, essa redução de consumo de energia deve chegar aos 30% nos smartphones e até mesmo aumentar o tempo de vida útil das baterias dos aparelhos móveis, o LPDDR5 de classe 10nm foi projetado para reduzir sua voltagem de acordo com a velocidade de operação do processador de aplicativos correspondente, quando em modo ativo.

Já, com base em sua largura de banda líder de mercado e eficiência de energia, o LPDDR5 poderá alimentar aplicativos de aprendizado de máquina e AI e será compatível com UHD para dispositivos móveis em todo o mundo.

Entretanto, a Samsung ainda não divulgou quando os chips LPDDR5 chegarão ao mercado, embora o esperado é que a novidade seja entregue junto com o surgimento da próxima geração de dispositivos móveis.

O novo chip de 8Gb LPDDR5 é a mais recente adição à linha DRAM premium da Samsung, que inclui DRAM GDDR6 16Gb de 10nm (em produção desde dezembro de 2017) e DRAM DDR5 de 16Gb (desenvolvido em fevereiro).

Por fim, a Samsung, juntamente com os principais fornecedores mundiais de chips, concluiu testes funcionais e validação de um protótipo de 8GB LPDDR5 DRAM, que é composto por oito chips 8Db LPDDR5. Alavancando a infra-estrutura de fabricação de ponta em sua última linha em Pyeongtaek, Coréia, a Samsung planeja iniciar a produção em massa de suas linhas DRAM de próxima geração (LPDDR5, DDR5 e GDDR6) alinhadas às demandas dos clientes globais.

Fonte: Samsung

Faça já parte da família Itecnewsacesse e conheça nossa pagina no Facebook e Instagram, interaja conosco em nossas redes sociais e tenha acesso as melhores novidades tecnológicas do mundo.

3240
Deixe seu comentário