Hackers podem atacar roteadores e roubar SUAS senhas; saiba se proteger

Hackers podem atacar roteadores e roubar SUAS senhas; saiba se proteger

O roteador é o equipamento que gerencia um canal de acesso a uma rede – na nossa casa, essa rede é quase sempre a internet e, se você quer conectar mais de um dispositivo, vai precisar de um.

Roteadores compartilham e coordenam o uso da internet entre vários equipamentos. Criminosos podem atacar esses equipamentos para desviar conexões e aplicar golpes. — Foto: Altieres Rohr/G1

Responsável por orientar os computadores, celulares, videogames e até os televisores conectados, o roteador pode ser atacado por hackers para desviar o acesso a determinados sites, aplicar golpes e até roubar senhas com páginas clonadas.

Proteger o roteador contra ataques não é muito difícil e provedores de internet impõem restrições para inibir o acesso direto aos roteadores dos clientes. Mas os criminosos encontram outros caminhos – muitas vezes usando páginas na web – para explorar brechas nesses equipamentos e adulterar configurações.

Como proteger o seu roteador

Ataque hacker infecta 200 mil roteadores no Brasil com código para ...

Não importa se o seu roteador foi adquirido por você ou cedido pelo seu provedor de internet. As recomendações para garantir a segurança do equipamento são as mesmas. Mas cada modelo tem uma configuração diferente e será preciso consultar o manual ou o suporte técnico para saber exatamente como proceder.

Configure uma senha no painel de administração: os roteadores domésticos possuem um painel de administração que pode ser acessado pelo navegador web. 

onfira se há atualizações de firmware: a maioria dos roteadores não possui função para atualização automática. Você precisa ir até o site do fabricante e verificar, na seção de “Suporte” ou “Downloads”, se há um firmware atualizado para o seu modelo. 

Desabilite administração remota: se o seu roteador tiver uma opção para “administração remota” (fora da rede local), ela deve ser desabilitada ((como??)) A administração remota permite que qualquer outro sistema na internet acesse o painel de configuração do roteador

Proteja sua rede sem fio: Quando configurar sua rede Wi-Fi no roteador, use a proteção “WPA2” e uma senha longa. Você pode usar versos de músicas ou embaralhar palavras de ditados populares ou qualquer outra frase que você goste.

1607
Deixe seu comentário