itec news Notícia Tecnologia

Últimas Notícias

Arraste para o lado e veja mais...

Onde assistir ao lançamento da missão JUICE a Júpiter nesta quinta (13)

Onde assistir ao lançamento da missão JUICE a Júpiter nesta quinta (13)

Compartilhe

A missão JUICE vai decolar em direção a Júpiter nesta quinta-feira (13), às 9h15 (horário de Brasília). A espaçonave foi projetada pela ESA (Agência Espacial Europeia) para estudar o planeta e suas três luas – Calisto, Europa e Ganimedes. 

Astrônomos acreditam que essas luas podem ter oceanos subterrâneos, o que as transforma em potenciais lugares com vida no sistema solar. “Juntas, essas luas podem conter uma quantidade colossal de água – até seis vezes da água contida nos oceanos da Terra”, escreveu a ESA. 

A sonda JUICE deve mapear, investigar a química e o potencial de vida nas luas, além de trazer dados sobre como a magnetosfera de Júpiter interage com seus satélites naturais.

Mas os resultados devem demorar a chegar: só a viagem de ida da sonda JUICE até Júpiter deve demorar cerca de oito anos. Essa é a primeira vez em que uma espaçonave feita pelo homem vai orbitar uma lua diferente da nossa. 

Onde assistir ao lançamento da missão JUICE

A sonda irá ao espaço a bordo do foguete Ariane 5, da ESA. Ele parte da base da agência europeia que fica na Guiana Francesa, às 9h15 (horário de Brasília). Assista ao vivo no YouTube: 

Confira o cronograma completo do lançamento

  • 9h15: Lançamento da sonda JUICE a bordo do Ariane 5
  • 9h42: Separação da sonda JUICE do estágio superior do foguete
  • 9h51: Tempo esperado para receber os primeiros sinais da sonda
  • 10h55: Momento esperado para a conclusão da instalação do painel solar que dará energia para a espaçonave

Nos 20 dias após o lançamento em direção a Júpiter, a missão JUICE deve implantar suas várias antenas e instrumentos. O processo para comissionar todos os instrumentos científicos da nave deve levar pelo menos três meses. 

Até chegar em Júpiter, em 2031, JUICE deve realizar quatro sobrevoos com assistência de gravidade no sistema solar. O primeiro está previsto para agosto de 2024. Duas câmeras de monitoramento vão capturar o processo. 

Clique para Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

posts relacionados

Posts Relacionados

Arraste para o lado e veja mais...