itec news Notícia Tecnologia

Últimas Notícias

Arraste para o lado e veja mais...

Mais antigos da história: dois fósseis de morcegos inteiros achados nos EUA

Mais antigos da história: dois fósseis de morcegos inteiros achados nos EUA

Compartilhe
Mais antigos da história: dois fósseis de morcegos inteiros achados nos EUA

Imagem: Plos One/Reprodução

Uma equipe formada por pesquisadores holandeses e americanos encontrou no oeste de Wyoming, nos EUA, os esqueletos de morcegos mais antigos já descobertos.

Um dos animais pertence à espécie Icaronycteris gunnelli, e parece ter vivido 52,5 milhões de anos atrás. A datação foi feita com base nas rochas de calcário em que estavam presos os fósseis, na Formação Green River.

Havia uma segunda espécie de morcego, também do gênero Icaronycteris, encontrada 40 centímetros acima do primeiro. Este era consequentemente mais novo, embora os cientistas não tenham estimado sua idade exata.

A descrição completa sobre os espécimes foi publicada na revista científica Plos One. Segundo o cientista, o I. gunnelli é um dos menores do seu gênero, tendo pesado em vida algo entre 22,5 e 28,9 gramas. Isso se equivale a aproximadamente metade do peso de uma bola de tênis.

Os esqueletos estão bem próximos de outros morcegos modernos, o que dificulta para os cientistas mapear a evolução do mamífero. A disposição dos ossos de seus pés, por outro lado, mostra que assim como os animais que vivem hoje, o I. gunnelli também ficava de cabeça para baixo quando estava empoleirado. 

Vale dizer que os animais encontrados nos EUA não remetem aos morcegos mais antigos do mundo. Esses têm cerca de 56 milhões de anos, mas carecem de evidências. Enquanto há principalmente dentes isolados desses mamíferos ancestrais, os arqueólogos encontraram os novos espécimes  com seus esqueletos quase inteiros.

Clique para Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

posts relacionados

Posts Relacionados

Arraste para o lado e veja mais...