itec news Notícia Tecnologia

Últimas Notícias

Arraste para o lado e veja mais...

Imagem-conceito para o Dia Mundial da Senha

Inteligência artificial consegue descobrir senhas em menos de 1 minuto; saiba se proteger

Compartilhe

O uso de inteligência artificial assusta muitos profissionais que acreditam que seus empregos podem estar em risco. Mas um estudo da consultoria de segurança Home Security Heroes indica que esses sistemas podem representar um risco mais amplo e imediato: inteligências artificiais podem levar poucos minutos para descobrir senhas de usuários.

O estudo foi feito com base na plataforma PassGAN que tem exatamente o objetivo de descobrir senhas de usuários. A inteligência artificial integrada ao sistema consegue quebrar até 51% das senhas em menos de um minuto. Quanto mais tempo, mais senhas ela é capaz de identificar:

  • 51% de senhas comuns em menos de 1 minuto
  • 65% de passwords em menos de uma hora
  • 71% das senhas em menos de um dia
  • 81% das passwords em menos de um mês

Para chegar a esses números, os pesquisadores da Home Security Heroes usaram o sistema PassGAN e uma base de mais de 15 milhões de credenciais do banco de dados Rockyou, que compila passwords consideradas fáceis e comuns.

Leia mais:

Os achados do estudo são assustadores: pessoas com más intenções e acesso a uma plataforma como o PassGAN não precisariam de muito tempo para conseguir acessar dados sensíveis das pessoas.

Como proteger suas senhas

Os pesquisadores da Home Security Heroes também deram algumas dicas de como se proteger de inteligências artificiais que descobrem senhas. Eles sugerem que os usuários passem a adotar passwords de ao menos 12 caracteres usando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos.

A IA não conseguiu descobrir nenhuma senha com 18 caracteres que misturava letras e números – reforçando que a mistura de elementos ajuda a produzir senhas fortes e difíceis de serem quebradas.

Medidas como ativar autenticação em dois fatores, evitar repetir passwords em diferentes plataformas, e também ficar longe de Wi-Fi público para serviços como banco também ajudam bastante a manter os dados em segurança.

Via Home Security Heroes

Imagem: Song_about_summer/Shutterstock

Clique para Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

posts relacionados

Posts Relacionados

Arraste para o lado e veja mais...