A Inteligência Artificial é o futuro da sua saúde

A inteligência Artificial está a cada dia mais presente no nosso dia a dia, vamos conferir como ela tem ou terá impacto direto na sua saúde .

Inteligência Artificial na área da saúde

A inteligência artificial (IA) é a capacidade que uma máquina possui para reproduzir competências semelhantes às humanas, assim como raciocínio lógico, aprendizagem, planeamento e criatividade. Tomando por base esse conceito, a inteligência artificial pode ser treinada e aprender praticamente qualquer coisa que um humano faça, através da deep learning (aprendizado profundo), que é uma subárea do aprendizado de máquina voltado para análise profunda de grandes volumes de dados.

Inteligência Artificial no presente

Com poucas pesquisas a canais de tecnologia e até no próprio celular, encontra-se várias de IAs com diversas finalidades, assistentes de voz, virtuais, para automação de veículos e até mesmo aquelas que vencem qualquer um no xadrez. Essas máquinas inteligentes estão presentes também na área médica, quem é de suma relevância na vida e desenvolvimento da sociedade. Listadas abaixo as IAs inovadoras que farão com que suas consultas ao médico nunca mais sejam as mesmas.

IA Prevendo indícios de Alzheimer através da escrita

Inteligência Artificial da IBM que pode prever indícios de Alzheimer através da escrita. De acordo com o estudo publicado na revista científica The Lancet EClinicalMedicine, a IA alcançou uma taxa de 75% de precisão para indicar quem teria a doença, a partir das análises de escrita dos voluntários. O estudo foi realizado sem pressupostos de que poderiam encontrar dados relevantes através das palavras, afirmou Ajay Royyuru, pesquisador da IBM, para o jornal The New York Times.

IA Prevendo doenças cardiovasculares

A API CVD Risk Score foi criada no Microsoft Azure, com o objetivo de determinar o nível de risco de doenças cardiovasculares com a maior acertividade possível para a população da Índia. Para isso, a inteligência artificial analisa fatores de risco, são eles atributos de estilo de vida como a dieta, tabagismo, atividade física, estresse psicológico e ansiedade.

IA Gerenciando riscos de infecções hospitalares e auxiliando médicos contra a Covid-19

O software da LAURA lê informações dos pacientes e emite alertas enviados à equipe médica. O objetivo é denunciar aqueles com riscos de infecção generalizada e gerenciar o quadro dos que já apresentam casos de deterioração. Laura, primeiro robô cognitivo gerenciador de riscos do mundo, criado no Brasil, esse software já está presente em vários hospitais do brasil e ajudou a salvar cerca de 24 mil vidas desde 2016. Na pandemia do novo corona vírus, a IA também está atuando com o Pronto Atendimento Digital (P.A Digital), orientando, acompanhando e monitorando o estado clínico de usuários de forma virtual, seguindo os parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Além das IAs citadas acima, existem e existirão milhares de outras, para ajudar o ser humano em diversos segmentos, mudando completamente a visão e maneira de trabalhar, otimizar e gerir. A utilização das Inteligências Artificiais na área médica, soma e auxilia nas tomadas de decisões, identificação precoce de doenças e redução de custos em tratamentos médicos. Convido você a conhecer mais sobre esse assunto, me conta se você conhece outra IA da área médica e deixe seu feedback nos comentários.

Referências: IBM, Microsoft, Tecmundo

2983
Deixe seu comentário