Uso de ‘figurinhas’ do Instagram sobre o Ramadã gera polêmica; saiba o que é o mês sagrado do Islã

O Instagram lançou três “stickers” — figurinhas temáticas para os stories — sobre o Ramadã, mês sagrado de jejum e oração para os muçulmanos que, neste ano, começou na terça-feira (13) e terminará em 12 de maio.

Apesar de as figurinhas representarem símbolos da religião, alguns usuários aplicaram as ilustrações em postagens que não tinham nenhuma relação com o islamismo.

Isso gerou polêmica: houve quem apontasse desrespeito e insensibilidade por parte de quem usou esses stickers em fotos no Instagram sem conexão com o Ramadã.

—–>>Entenda abaixo o que é o Ramadã e o que significam as figurinhas!!!

O que é o Ramadã?

Muçulmanos da Malásia no primeiro dia de Ramadã, em 13 de abril de 2021 — Foto: Lim Huey Teng/Reuters

Ramadã é o nono mês do calendário islâmico. Como os muçulmanos acreditam que parte dos versos do Corão foram revelados ao profeta Maomé nesse período, a religião trata o Ramadã como o mês mais sagrado.

Durante 30 dias, os muçulmanos reforçam as orações, intensificam a leitura do Corão e praticam jejum do nascer ao por do sol. Com isso, os praticantes do Islã acreditam que o sacrifício reforça a proximidade com Deus e fortalece o espírito.

O respeito ao jejum e à oração está entre os cinco pilares do Islã. Os outros envolvem o reconhecimento de que Alá é a única divindade existente, as cinco orações diárias, a caridade e a peregrinação quando possível a Meca, cidade sagrada na Arábia Saudita.

O que as figurinhas representam?

As ilustrações são de autoria da artista Hala AlAbbasi, do Bahrein. De acordo com o Instagram, a intenção dela era que as figurinhas “sejam usadas ao longo do Ramadã para marcar momentos de celebração, de saudações a suhoors e iftars [refeições especiais do período], e toda forma de celebrar a festividade”. Nem ela nem o Instagram chegam a dizer que as figurinhas são exclusivas para os muçulmanos.

Entretanto, ao publicar um story, o usuário vê apenas os stickers, sem nenhuma informação sobre o que aquela ilustração representa. Há apenas o destaque no topo das opções de figurinhas. Um usuário que vê apenas o desenho da lua, sem nenhuma explicação, pode não associá-lo ao Ramadã.

1297
Deixe seu comentário