Hacker é preso por tentar quebrar sistema antipirataria Denuvo

Hoje as desenvolvedoras de jogos no mundo todo estão adotando uma nova tecnologia antipirataria chamada Denuvo. Esse sistema funciona impedindo que se faça engenharia reversa nos códigos do jogo e permita a crackers (pessoas que quebram licenças) soltar uma versão pirata do game online. Considerada quase inquebrável, a solução chamada de antipirataria atrai crackers interessados em derrubar o sistema.

Para muitos o hacker é o cara do mau, mais o correto de chamar é “cracker”, para o usuário que tenta invadir ou roubar informações. Então o cracker chamado de Voksi, informou em um post no Reddit que estava trabalhando em uma forma de derrubar o Denuvo. Contudo, ele foi detido na Bulgária.

Em também em publicação no Reddit, ele conta o que aconteceu. “Finalmente aconteceu. Não posso dizer que não era esperado. A Denuvo registrou queixa contra mim para as autoridades búlgaras. A polícia veio ontem e levou o servidor e meu PC pessoal. Eu tive que ir à polícia depois e me explicar. Mais tarde, eu entrei em contato com a Denuvo e oferecei a eles uma solução pacífica para o problema. De fato, eles ainda não disseram nada, só que a palavra final é do promotor do meu caso”, informou.

E mesmo assim, ele informou que não vai poder mais continuar tentando entender como o sistema funciona nem como trabalhar em uma forma de derrubá-lo. “Talvez mais alguém possa continuar minha luta”, escreveu.

Na “luta” a que ele se refere é um debate sobre técnicas por vezes consideradas invasivas como a do Denuvo e da DRM para defesa de propriedade intelectual. Com elas, o jogador não tem a liberdade do produto, de forma que a compra fica atrelada à conta do usuário, apenas. Em uma comunidade como a dos videogames, acostumada a revender e emprestar jogos, este ainda é um debate longe de consenso.

Por fim, atualmente, apenas a loja GOG, da empresa CD Projekt RED, é quem revende os games sem nenhum tipo de DRM. Dessa forma, o jogador pode baixar o título, emprestar para um colega ou mesmo utilizar a sua versão em mais de um computador.

Fonte: Gadget 360Reddit

Faça já parte da família Itecnewsacesse e conheça nossa pagina no Facebook e Instagram, interaja conosco em nossas redes sociais e tenha acesso as melhores novidades tecnológicas do mundo.

3454
Deixe seu comentário