Google Chrome vai parar de sinalizar sites seguros com HTTPS

O HTTPS é a sigla em inglês de Hyper Text Transfer Protocol Secure, que em português significa (Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro). Ele é a combinação dos protocolos HTTP e SSL (Secure Sockets Layers, em inglês).

Atualmente, esta é a versão mais segura do protocolo de transferência de dados entre redes de computadores na internet, pois faz a encriptação dos dados fornecidos, requer a autenticação dos servidores, entre outras ferramentas que garantam a segurança dos dados enviados e recebidos pelo usuário.

A principal diferença entre um protocolo HTTP e o HTTPS está justamente na comunicação criptografada deste último, que ajuda a evitar possíveis tentativas de roubo de informações durante a transmissão dos dados entre o computador do usuário e os servidores dos sites.

No entanto, as conexões HTTPS não são totalmente seguras, sendo necessário a presença de softwares de Internet Security instalados no computador, além de ficar sempre atento a suspeitas de conexões duvidosas.

Hoje em dia algumas empresas de hospedagem de sites, já oferecem tecnologia SNI tecnologia que permite múltiplos certificados em um IP compartilhado, sem a necessidade de uso do IP dedicado. E isso não para por ai, para ficar melhor ainda, já estão disponibilizando o SSL grátis, isso mesmo SSL grátis, você não entendeu errado. É o famoso Let’s Encrypt Free SSL/TLS Certificates que já disponível dentro da hospedagem fazendo o famoso Auto-SSL, uma instalação automática de SSL para cada conta criada na hospedagem.

HTTPS
Let’s encrypt free

Nova atualização do Google Chrome

O uso do protocolo HTTPS que garante uma comunicação mais segura entre o servidor do site e o computador do visitante, está felizmente se tornando um padrão. De acordo com a Google, 81 dos 100 domínios mais visitados da internet já utilizam tal tecnologia. Além disso, 68% de todo o tráfego registrado no Chrome nos sistemas Windows e Android é protegido por tal metodologia. Sendo assim, a empresa decidiu que, em breve, vai parar de sinalizar páginas com HTTPS como seguras em seu navegador.

HTTPS
Site Itecnews

Tradicionalmente, ao visitar um website seguro, a barra de endereço do browser ganha um selo composto por um cadeado verde e a palavra “Seguro”. A ideia da Gigante das Buscas é que tal marcação não exista mais. O usuário só será alertado caso visite um domínio sem HTTPS implementado; nesse caso, a barra ganhará um selo na cor vermelha e com a inscrição “Não-seguro”, claramente avisando sobre os perigos de prosseguir com a navegação. Atualmente, a badge de um site sem HTTPS é apresentada na cor cinza.

De acordo com o 9to5Google, que divulgou tal novidade, essa mudança será aplicada aos poucos, iniciando na futura compilação 68 e sendo concluída na de número 69. Com tal alteração, a companhia planeja dar um visual mais limpo e minimalista ao Chrome, além de incentivar ainda mais a adoção do protocolo HTTPS.

Fonte: 9to5GoogleLet’s Encrypt

1938
Deixe seu comentário