itec news Notícia Tecnologia

Últimas Notícias

Arraste para o lado e veja mais...

Fragmento de osso revela que humanos usavam roupas de couro há 39 mil anos

Fragmento de osso revela que humanos usavam roupas de couro há 39 mil anos

Compartilhe
Fragmento de osso revela que humanos usavam roupas de couro há 39 mil anos

Imagem: Science Advances/Reprodução

Encontrar vestimentas de humanos antigos não é tarefa fácil. Isso porque eles usavam roupas de couro, um material perecível que se decompõe com o tempo. Por outro lado, há objetos que podem apontar para a existência dessas peças na história. 

É o caso de um pedaço de osso de 39,6 mil anos encontrado por cientistas da Universidade de Bordeaux, na França. Trata-se de uma placa perfurada, que parece ter sido usada pelos Homo sapiens da Europa para fazer furos no couro. O estudo completo foi publicado na revista Science Advances.

Arqueólogos encontraram o fóssil em um local chamado Terrasses de la Riera dels Canyars, perto de Barcelona, ​​na Espanha. Originalmente, era apenas o osso do quadril de um grande mamífero, como um cavalo ou bisão.

Os antigos hominídeos, no entanto, fizeram furos na superfície do osso. Os cientistas detectaram 28 marcas, incluindo uma sequência linear de 10 furos com cerca de 5 milímetros de distância entre si. O padrão intrigou os cientistas pois não parecia uma simples decoração ou uma forma de contagem.

A equipe usou diferentes ferramentas antigas para ver como surgiram as marcas, replicando gestos dos povos antigos. Então, concluíram que a única maneira de chegar a tais detalhes era usando um buril de pedra. Acredita-se que ele deve ter atravessado uma pele grossa.

Ou seja, os Homo sapiens europeus estavam provavelmente fabricando ou reparando roupas de couro. Eles abriam os buracos para depois preenchê-los com fios, costurando a peça. Tal habilidade deve ter ajudado os antigos hominídeos a lidar com o frio da região em que viviam.

Clique para Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

posts relacionados

Posts Relacionados

Arraste para o lado e veja mais...