Facebook planeja lançar criptomoeda própria

Uma reformulação interna do Facebook criou uma misteriosa divisão destinada a trabalhar com blockchain. E agora uma reportagem do site Cheddar diz que a rede social planeja criar uma criptomoeda própria.

Facebook
Imagem: criptomoeda

Seja como for, especula-se que o Facebook, com seus mais de 2 bilhões de usuários, poderia facilitar a transferência de dinheiro entre pessoas de países diferentes sem a burocracia bancária ou mesmo taxas de corretagem para trocar de moedas nacionais.

A ideia seria usar uma moeda virtual própria para facilitar a realização de pagamentos dentro da plataforma da rede social. A criptomoeda da rede social poderia, por exemplo, ser usada dentro da área Marketplace criada para compra e venda de produtos no Facebook.

O fato é que a tecnologia criptografada e descentralizada pode ajudar a rede social a resolver muitos dos tópicos que vêm dando dor de cabeça à rede social, como as verificações de identidade e as vendas de publicidade. Além de reger as trocas de quantias de criptomoedas, o blockchain também é usado no registro de propriedade e transferência de tokens digitais.

“Como muitas outras empresas, o Facebook está explorando maneiras de alavancar o poder da tecnologia blockchain. Essa nova e pequena equipe estará explorando muitos aplicativos diferentes”, disse um porta-voz da rede social à CNBC em um comunicado de imprensa.

Caso a moeda virtual chegue a ser lançada, não será a primeira investida do Facebook na área: em 2009, os Facebook Credits foram lançados para uso dentro de jogos como Farmville. No entanto, as moedas não ganharam muita popularidade e acabaram sendo abandonadas dois anos depois.

Entretanto, o site Cheddar afirma que anos de pesquisa seriam necessários para que se chegasse ao ponto de lançamento no mercado de uma criptomoeda própria da rede social, além de declarar também que o Facebook não tem planos de realizar uma ICO, ou oferta inicial de criptomoedas.

Não há qualquer confirmação oficial do Facebook sobre essa suposta “FaceCoin”, tampouco uma previsão de lançamento para ela.

Fonte: CNBCCheddar

 

1513
Deixe seu comentário