Nova tecnologia é capaz de tirar radiografias coloridas de corpos humanos

Cientistas da Nova Zelândia Pela, primeira vez na história, fizeram um feito incrível, conseguiram tirar um raio-x colorido em 3D de uma pessoa. A técnica produz imagens muito mais nítidas do que a tecnologia atual, fazendo com que médicos cheguem a diagnósticos precisos mais rapidamente.

As radiografias atuais, amplamente usadas na medicina, são obtidas quando um raio-X passa através do corpo, com seus fótons sendo absorvidos em quantidades diferentes, a depender da densidade do material, fornecendo resultados em preto e branco que, por vezes, são difíceis de interpretar.

Mas agora com o novo scanner médico em 3D, chamado MARS, produz imagens coloridas e com melhor definição. Seu desenvolvimento exigiu uma década de pesquisas, medindo o espectro de raios-X para conseguir obter o resultado final em cores. “A informação espectral dos raios-X permite que os profissionais da saúde meçam diversos componentes de partes do corpo, como gordura, água, cálcio e marcadores de doenças. As radiografias em preto e branco tradicionais só permitem a medição da densidade e da forma de um objeto”, explica o professor Anthony Butler, inventor do scanner MARS.

O porta-voz da Colaborações Medipix, Dr. Michael Campbell, disse em uma declaração anterior. “Foram as exigências do Grande Colisor de Hádrons que levou ao desenvolvimento da tecnologia. As colaborações da Medipix adaptaram a tecnologia para criar novos detectores que mudam fundamentalmente como as imagens de raio-x são tomadas e usadas.”

O scanner tem como base uma tecnologia do CERN chamada Medipix, que funciona como se fosse uma câmera capaz de fotografar o que há dentro do nosso corpo. Esse aparelho produz imagens de alta resolução, e é capaz de revolucionar diagnósticos por imagem, uma vez que fornece imagens com detalhes muito maiores do que as radiografias atuais.

Fonte: I4U News

Faça já parte da família Itecnewsacesse e conheça nossa pagina no Facebook e Instagram, interaja conosco em nossas redes sociais e tenha acesso as melhores novidades tecnológicas do mundo.

5456
Deixe seu comentário