depressao
Destaques Estilo de vida Saúde

→ Depressão: o mal que tem atingido a maior parte da população mundial

A Depressão é um mal que tem assolado a maior parte da população mundial. Em 2017 a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou numa publicação que 322 milhões de pessoas pelo mundo sofriam com a doença, e no caso do Brasil, estimava que 5,8% da população fosse afetada por este mal. A OMS também acreditava que o problema seria responsável por 9,8% do total de anos saudáveis desperdiçados pela humanidade em 2030, porém essa estimativa foi alcançada em 2010, vinte anos antes do tempo previsto.

Inclui-se nesses números toda raça, cor, classe social e faixa etária. A depressão não tem escolhido um determinado fotótipo, condição financeira ou qualquer outro adjetivo, conhecida como mal do século essa doença tem se alastrado cada vez mais em nossa geração.

Mas a que podemos atribuir essa situação?

Ao avanço da tecnologia? Ao crescimento do conhecimento? será que isso começou recentemente? Ou será que sempre existiu e nós que não soubemos perceber e tampouco lidar!?

DEPRESSÃO

Como identificar os sintomas da Depressão?

Várias situações podem levar ao quadro depressivo , seja um trauma do passado, uma condição ou fato do presente, um conflito interno existencial de proposito de vida, ou até mesmo nenhum desses motivos. Vejamos algumas características que você pode identificar num quadro de depressão:

  • HUMOR: ansiedade, apatia, culpa, descontentamento geral, desesperança, mudanças de humor, perda de interesse, perda de prazer nas atividades, solidão, tristeza, tédio ou sofrimento emocional.
  • COMPORTAMENTO: agitação, automutilação, choro excessivo, irritabilidade ou isolamento social.
  • SONO: despertar precoce, excesso de sonolência, insônia ou sono agitado.
  • CORPO: fadiga, fome excessiva, falta de apetite, ou inquietação.
  • COGNIÇÃO: falta de concentração, lentidão durante atividades ou pensamentos suicidas.
  • PESO: ganho de peso ou perda de peso.

Acredito que o maior vilão do momento tem sido o preconceito, a negação, o achismo de que isso é frescura, de que é besteira, e que não requer atenção. Depressão é uma doença, e tem sido a razão de muitas mortes por todo o mundo.

Se você se identificou com algum dessas característica acima, ou percebeu que alguém ao seu redor está assim, procure ajuda, a negligencia gera morte, mas o cuidado gera vida. Grandes nomes da música, do cinema, comediantes, milionários, já sofreram com esse mal, você não seria menor ou pior por isto.

O primeiro passo é identificar o problema, em seguida uma boa conversa, e se necessário for, a ajuda de um profissional ou de cursos e materiais digitais que estão disponíveis a um clique.

Refletidamente
Aprenda a tomar o controle e mudar o rumo da sua vida.
https://litelink.at/refletida_mente