Como ser muito mais criativo: Roube como um artista

Como ser muito mais criativo: Roube como um artista

Você ainda é daqueles que acredita que criativo é só quem nasce com dom ou talento? Você pensa que só grandes artistas famosos podem fazer a diferença sendo criativos?

O livro Roube como um artista, de Austin kleon, mostra que tudo isso não passa de uma falácia em que fomos modelados a acreditar.

Você vai entender agora como ser criativo sem precisar ter nascido com dons exclusivos, afinal, agir com criatividade é um comportamento que pode sim ser aprendido.

Se você quiser descobrir algumas das principais sacadas do livro assista a esse vídeo e depois continue a leitura.

O que todo artista entende sobre criatividade

Conforme o autor, todo bom artista entende que nada vem do nada. Na verdade, nada é totalmente original.

Até nós, seres humanos somos um remix de nossos pais. Isso significa dizer que para ser criativo, você deve modelar ideias já existentes.

Aquilo que amamos molda quem somos e nossos comportamentos e também a nossa criatividade.

Qual é o seu trabalho para ser muito mais criativo?

O que você deve começar a fazer para se tornar muito mais criativo é o seguinte:
1. Colecione boas ideias

Quanto mais ideias boas você tem coletadas, mais fontes você terá para escolher quais irão te influenciar.

2. Seja curioso com relação ao mundo em que vive.

Aprenda a conferir e investigar cada referência. Use o Google a seu favor. Sempre dê um Google em seus sonhos, sus problemas. Com isso você ou chegará a respostas ou encontrará perguntas ainda melhores.

3. Mantenho o ritmo.

A inércia, que faz parte daquela lei de Newton, que afirma que um corpo em repouso tende a permanecer em repouso e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento, a não ser que alguma força externa mude isso, é capaz de matar a criatividade.

Apenas comece e ao começar a agir diante da ideia que teve, a dor do desconforto inicial vai indo embora e seu ritmo vai se mantendo.

4. Filtre informações e ideias.

Entenda que na era de abundância e sobrecarga de informação, lives, cursos e grupos, aqueles que estarão à frente serão os que sabem selecionar, que sabem o que deixar de fora para se concentrar no que é realmente importante. Na verdade nada é mais paralisante do que a ideia de ter possibilidades ilimitadas, então faça sempre um filtragem.

Como superar bloqueios criativos?

Uma das maneiras de superar bloqueios criativos é simplesmente se impor algumas restrições.

Por mais contraditório que isso pareça, quando se trata de trabalho criativo, limitação é liberdade. Daí a importância de iniciar com as condições que possui, com o espaço e materiais que você tem agora mesmo.

Por quê?

Porque a

“restrição certa pode levá-lo ao seu melhor trabalho.” (Austin Kleon)

Dessa forma, nota-se que criatividade não é apenas escolher o que usar, mas sim aquilo que vai ser deixado de fora.

Fazer até ser – a técnica para ser muito mais criativo

“Você começa como um impostor e torna-se real.” Glenn O’Brien

Conforme o autor, Austin Kleon, é fazendo o seguinte que você se torna mais criativo na modelagem de ideias:

1. Finja ser algo que você não é, até ser – finja até ser bem-sucedido, até todos te olharem da maneira como você quer; ou

2. Finja fazer algo até estar realmente fazendo algo.

No final das contas, você modela aqueles que são criativos adaptando as ideias deles com a sua realidade e assim vai se tornando mais criativo também.

 “É o nosso fracasso em nos tornar o que percebemos como ideal que no fim das contas nos define e nos torna únicos.” Conan O’Brien.

Download do livro Roube como um artista: http://lelivros.love/book/baixar-livro-roube-como-um-artista-10-dicas-sobre-criatividade-austin-kleon-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/
613
Deixe seu comentário