Como mudar hábitos de forma simples

Como mudar hábitos de forma simples

O método que vou te ensinar é capaz de fazer você mudar hábitos ineficazes de forma simples.

Aprendi no caminho uma frase que me coloca sempre para a ação:

Frase de John Maxwell

Desde então isso tem sido uma prática constante em minha vida quando se trata de criar novos hábitos e manter a disciplina em relação a alguma atitude que preciso manter.

Quando a mudança acontece?

Só passei a mudar minhas ações quando elas começaram a me incomodar.  E isso só foi possível através de um mindset libertador (forma de pensar) acompanhado de ações diárias que me levassem ao alto nível.

E é exatamente assim: só se muda quando realmente incomoda. Como diz Tony Robbins: “Para fazer mudanças profundas em sua vida você precisa de inspiração ou de desespero.”

Como se forma um hábito

Assim fui procurar entender como se forma um hábito, e claro além da repetição dependendo do hábito são necessários segundo pesquisadores cerca de 63 dias ou 3 ciclos de 21 dias de prática ininterrupta para conseguir manter essa ação automaticamente depois.

Formação de hábitos

O processo de construção de um hábito, na verdade conforme o especialista em hábitos, James Clear, se divide em 4 estágios:

  1. Estímulo
  2. Desejo
  3. Resposta
  4. Recompensa

Só que você não almeja o hábito em si, mas a mudança de estado que ele proporciona.

  • Se você fuma, na verdade você quer a sensação de alívio que o cigarro te proporciona.
  • Você não é motivado a escovar os dentes, mas pela sensação de limpeza em sua boca.
  • Você abre o TikTok ou outras mídias sociais não por querer simplesmente, mas porque está ligado à vontade de mudar seu estado interno, pela sensação de divertimento.

Como tornar um hábito difícil em fácil

Infelizmente

“As pessoas querem mudar de vida, mas não estão dispostas a mudar a rotina.”

– Desconhecido

Porém, você que está lendo esse texto já aprendeu até aqui os 4 estágios da construção de um hábito e agora entende melhor que:

  • Quando um comportamento é insuficiente em qualquer um dos quatro estágios, isso não se tornará um hábito.
  • Elimine o estímulo e seu hábito nunca nem vai começar.
  • Reduza o desejo e nem terá motivação suficiente para agir.
  • Dificulte o comportamento e não será capaz de colocá-lo em prática.
  • E quando a recompensa não satisfizer seu desejo, você não terá mais motivos para repetir a ação no futuro.

Tradução: sem os 3 primeiros estágios, um comportamento não tem o poder de ocorrer.

Sem os 4, ele não é repetido.

Como seus hábitos se tornam invisíveis

O processo dos 4 estágios é como um ciclo, chamado de ciclo de feedback interminável que está em execução durante todos os momentos de sua vida e até agora enquanto lê esse texto.

Ou seja, seus hábitos se tornam “invisíveis” por causa da repetição.

Toda vez que uma situação acontece, seu padrão automaticamente responde com uma solução em forma de hábito que foi repetido várias vezes.

Seu cérebro se acostuma e entende que sempre deve agir daquela forma, afinal você aprendeu a agir a assim. ⁣

Mas o importante é o seguinte:

hábitos podem ser desaprendidos.

Como lidar com a frustração de um hábito novo não concretizado

Passei a colocar em prática os novos hábitos dentro da questão de dias ininterruptos, mas por ser muito exigente comigo mesma entrei em crise porque nem sempre conseguia a perfeição que desejava, a prática constante que era necessária para alcançar minha mudança permanente.

Até que me deparei com um segredo catalisador: “Progressão é melhor que perfeição”, frase muito utilizada por diversos empreendedores que me abriu a mente de uma forma incrível.

Então eu passei a pensar ainda mais diferente: vou progredir mais um pouco hoje nesse hábito novo, amanhã vou progredir mais um pouco, e depois e depois, e assim por diante. E assim foi e é até hoje.

Ao ler o livro “A única coisa”, do autor Gary Keller, passei a perceber que todos os dias eu tenho que decidir qual é a atitude que posso ter para chegar mais perto da realização das minhas metas, principalmente aquelas para daqui a 3, 5 anos. Assim passei a ter menos trabalho e mais resultados, falando menos e agindo mais, para assim meus resultados aparecerem.

Alguns autores afirmam para você estabelecer 3 ações diárias, mas esse autor acredita no poder da única coisa, porque aí você não tem desculpa para não agir.  Dentro disso entra o aspecto da produtividade, em que uma frase do Steve Jobs me inspira muito.

Frase de Steve Jobs

Aprenda a empilhar hábitos

Uma das formas de você ser mais produtivo é aprendendo a empilhar hábitos.

Após fazer um hábito que quer manter em sua vida, coloque em seguida o hábito novo que quer adquirir.

  • A fórmula de empilhamento de hábitos é: Após [HÁBITO ATUAL], eu irei [NOVO HÁBITO].
  • Por exemplo:
  • “Vou tomar café e depois vou ler um livro por 20min em meu quarto.”
  • “Quando eu fechar meu notebook para ir almoçar, farei dez flexões ao lado da minha mesa.”

(Método do livro Hábitos atômicos de James Clear.)

E agora uma dica bônus: assista ao vídeo até o final e tenha ainda mais insights para começar a aplicar AGORA!

Então todos os dias pergunte a si mesmo e responda com ações:

Como posso tornar um hábito difícil em fácil hoje?

Fonte: adaptado do livro Hábitos atômicos – James Clear
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