Canon aposenta sua última câmera analógica

Canon é uma empresa multinacional japonesa que desenvolve e fabrica produtos como câmaras fotográficas, câmaras de vídeo, faxes, fotocopiadoras, scanneres, impressoras, sistemas de imagem, equipamentos ópticos para indústria de semicondutores, lentes profissionais para sistemas de envio de imagens, entre outros.

Aposentadoria da Canon EOS-1v

Nesta quinta-feira 31 de maio de 2018, deu uma má notícia aos fãs da fotografia analógica: é que a empresa decidiu descontinuar oficialmente a EOS-1v, sua última câmera fotográfica que ainda usava filmes, não sendo, portanto, compatível com a fotografia digital.

Canon
Canon EOS-1v

A câmera lançada no ano 2000, na verdade, teve sua produção encerrada em 2010, mas a Canon ainda vendia o estoque remanescente até então. Agora, a loja oficial da marca não oferece mais o modelo, que foi a quinta geração de SLRs da companhia.

A EOS-1v foi importante na história da Canon pois seu corpo e design serviram como base para a criação das DSLRs futuras, incluindo a EOS-1D, lançada em 2001, sendo este modelo o primeiro digital da linha profissional da Canon, e a primeira câmera digital desenvolvida completamente pela companhia (antes, a D2000 foi criada em parceria com a Kodak).

A dificuldade hoje, de acesso a rolos de filme, situação que no Brasil é ainda mais complicada, e as dificuldades de manutenção são alguns dos fatores que fazem com que a prática da fotografia analógica se limite basicamente a um reduzido grupo de amantes da atividade. Para muitos deles, a praticidade das câmeras digitais tem o seu valor, claro, mas nada substitui o encanto e a qualidade que continuam existindo no processo de produção e revelação de uma foto analógica.

Mesmo apesar da aposentadoria do aparelho, a fabricante promete continuar fornecendo suporte técnico para a EOS-1v até 31 de outubro de 2020, sendo que este prazo pode ser estendido até 2025 a depender da disponibilidade de peças para reparo.

Já a rival Nikon ainda aposta na fotografia analógica, mantendo os modelos F6 e FM10 em seu catálogo ao menos por enquanto.

Fonte: The Verge

1032
Deixe seu comentário