Bug no WhatsApp: Mensagem faz o app travar

Uma corrente com uma mensagem que trava celulares com sistema Android se propaga pelo WhatsApp.

Acompanhada de caracteres invisíveis, a mensagem diz: “não toque aqui”. Se a pessoa tocar sobre o recado, o bug acontece. As informações são dos sites MensXP e Xataka Android.

Os relatos são de que os smartphones com sistema Android são afetados pelo problema, ou seja, iPhones não devem estar sujeitos a travamentos com essa mensagem–como já aconteceu em outras ocasiões.

 

Os usuários do WhatsApp estão fechando esta semana diante de mais uma piadinha, que vem sendo compartilhada amplamente por usuários em conversas individuais ou grupos. É quase como um desafio, que incita o utilizador a clicar no, aparentemente, inocente emoji de um esquilo, que causa o travamento completo da aplicação e exige que ela seja aberta novamente.

Trata-se, novamente, de uma trollagem semelhante a tantas outras que já vimos no passado, como os caracteres árabes que travavam o iOS e também atingiam usuários do Twitter. Desta vez, porém, os alvos são os utilizadores do sistema operacional Android, que são levados pelos amigos a pressionarem sobre a figura do esquilo apenas para verem o WhatsApp congelar e tendo de ser reinicializado.

Novamente, o responsável é um conjunto de caracteres, desta vez, ocultos. Repare que, antes do emoji, há um grande espaço em branco. É lá que está localizada uma string que, quando processada pela aplicação durante o pressionamento, gera o travamento. A leitura dos caracteres é necessária quando o usuário mantém o dedo sobre uma mensagem, uma ação que, normalmente, abre opções como encaminhar, responder, favoritar ou deletar textos do WhatsApp.

WhatsApp
Imagem: WhatsApp

Além disso, a mensagem marca o desembarque no Brasil de uma brincadeira que já vinha rolando há algumas semanas na Europa e Estados Unidos, agora adaptada com textos em português e com a simpática imagem do esquilo. Lá fora, ela aparecia de forma mais simples, com somente o texto desafiando o usuário a não tocar na mensagem ou o ícone de uma bola preta, o “botão” que geraria o travamento.

E como o melhor do Brasil é o brasileiro, é claro que variações da trollagem também já começaram a surgir. Assim como aconteceu no exterior, os mesmos usuários que enganaram os contatos com a imagem do esquilo já começam a encaminhar o código novamente com um botão preto, indicando que essa seria a solução para o problema de travamento no WhatsApp.

Nem o WhatsApp, nem o Facebook se pronunciaram sobre essa falha. Vale notar que o aplicativo do WhatsApp, assim como Instagram e Facebook, recebe atualizações quase diariamente com novas correções de bugs.

O que fazer quando travar o WhatsApp ?

Se o seu smartphone travar e não reiniciar por conta própria, você pode forçar a reinicialização do sistema operacional. Para isso, em celulares Android, basta que você pressione os botões de liga/desliga e de reduzir o volume durante dez segundos.

 

3963
Deixe seu comentário