programar
Curiosidades Destaques Dicas Tecnologia

7 sites para aprender a programar com conteúdos gratuitos e pagos

Hoje com a internet, qualquer aprendizado ficou mais acessível e fácil com infinidade de sites com tutoriais explicativos.

A programação e suas linguagens, não é algo tão distante e difícil como você imagina. Todos temos potencial e oportunidades para dominar essa área da tecnologia.

Selecionamos 7 sites para você aprender a programar com uma lista que contem cursos em português e inglês, com alguns conteúdos que podem ser gratuitos como pagos, tanto para pessoas iniciantes como também para os mais experientes.

Descubra Como Milhares de Pessoas Estão Ganhando Dinheiro Online Apenas Trabalhando em Casa

Curso em Vídeo

Cursos em vídeo-aulas totalmente gratuitos, criados pelo Professor Gustavo Guanabara. É um canal super interessantes contendo tantos conteúdos base como Logica de Programação, Word aos mais avançados como Python, Hardware, HTML5, JavaScript, MySql etc. Para mais detalhes acessem o site Curso em Vídeo ou o Canal no Youtube.

Codecademy

A Codecademy é o site gratuito mais famoso para aprender a programar desde as noções mais básicas até as avançadas, e conta com uma interface útil e interativa. Além dos cursos bem estruturados, há também materiais em português. Encontre aulas interativas em linguagens como JavaScript, jQuery, PHP, Python, Ruby, HTML, CSS, APIs, entre outros.
Em cada lição você encontra um painel explicativo com instruções necessárias e uma área prática para escrever o código. Caso você cometa alguns erros, ele irá te avisar e fornecer dicas.
Na Codecademy há vários módulos de ensino divididos em apostilas, onde é possível retornar aos estudos de onde parou.

DevMedia

A DevMedia é o maior portal brasileiro voltado para o aprendizado de diversas linguagens de programação web, mobile e desktop, como Java, Android, PHP, HTML, CSS, Python, etc., além dos principais banco de dados. São mais de 15 anos no mercado oferecendo cursos, artigos, revistas e vídeos avulsos em diversos formatos.
O acervo conta com 437 cursos, além de milhares de artigos avulsos, todos em português. Há muito conteúdo oferecido de forma gratuita, mas o site oferece uma assinatura que dá acesso ilimitado a todo o conteúdo publicado. Além disso, o site oferece guias de conteúdos que dão direcionamento para quem está perdido no ramo da programação, listando conteúdos básicos até os mais avançados para cada tecnologia.

Code Avengers

A Code Avengers é uma ótima ferramenta para desenvolver as habilidades de programação. O site é voltado para iniciantes, possuindo cursos cuidadosamente projetados para o aprender a programar de forma simples e no final de cada lição você encontra um mini jogo.
O Code Avengers é voltado para programação web (com HTML e CSS) e desenvolvimento de jogos e aplicativos (JavaScript), mas conta também com ensinos de Python, jQuery e noções de Design. Inicialmente ele é gratuito mas para ter acesso a conteúdos mais aprofundados é preciso pagar uma taxa. E, infelizmente, não possui um acervo em português.

Code School

A  Code School é indicada para quem gosta de aprender a programar com os próprios erros e acertos, é também uma ferramenta que ensina programação na prática de uma forma criativa, semelhante a um jogo. Lá você encontrará tutoriais também, mas o foco são os exercícios.
A Code School possui cursos com mais profundidade de conteúdo, então ela deve ser o seu próximo passo após os cursos introdutórios. Possui mais de 50 cursos em inglês que abrangem: Ruby, JavaScript, HTML, CSS, iOS, Git e Banco de Dados. E os cursos estão disponíveis para download em vídeo no seu celular.
Os primeiros cursos são gratuitos, mas para ampliar seu conhecimento é preciso pagar.

Code Combat

O Code Combat é bem divertido, porque você pode escrever linhas de código para controlar o um personagem.
Inicialmente é um jogo que ensina conceitos de JavaScript e Python. E conta um módulo para iniciantes – que ensina conceitos básicos da programação, e outro módulo para programadores mais experientes, onde é possível interagir com outros jogadores – cada um desenvolve o seu próprio código para lutar contra os inimigos. O Code Combat é open-source e está disponível no GitHub para contribuições.


Kahn Academy

A Khan Academy possui uma ampla área de ensino como: Matemática, Ciências, Engenharia, Economia, Música e Computação. Possui seções para alunos, pais e professores, possibilitando que você encontre materiais conforme sua necessidade e conteúdos traduzidos para o português.
A área de computação conta com cursos de Programação, Ciência da Computação, Hora do Código e Animação Digital. As aulas da Khan Academy seguem a linha da Codecademy, embora conte com mais vídeos.
A seção de Programação é focada na introdução a linguagens como JavaScript, HTML, CSS e SQL, e parte para opções mais avançadas – como desenvolvimento de jogos, por exemplo.
Se você quiser algo menos focado em linguagens, veja os cursos de Ciência da Computação, com conceitos de criptografia, algoritmos e teoria da informação.
A opção Hora do Código é voltada para quem tem pouco tempo para se dedicar: nela você aprende a criar banco de dados e páginas web, além de conceitos de programação.

Faça já parte da família Itecnewsacesse e conheça nossa pagina no Facebook e Instagram, interaja conosco em nossas redes sociais e tenha acesso as melhores novidades tecnológicas do mundo.

Renato Dos Santos
Empreendedor digital, e redator do portal de noticias iTecnews e do blog ExplosãoPromo. Posso todas as coisas naquele que me fortalece, porque com Deus não se vence, com Deus você já venceu.
https://itecnews.com.br