Fake news | Noticia enviada via WhatsApp informa morte de Bolsonaro

Como sempre, para chamar atenção um novo golpe envolvendo candidatos à presidência, está sendo propagado pelo WhatsApp. Segundo o dfndr, laboratório de segurança da PSafe, as mensagens utilizam uma manchete alarmante sobre a morte do candidato Jair Messias Bolsonaro, que está internado há dez dias no hospital Albert Einstein após levar uma facada durante comício em Juiz de Fora (MG).

Bolsonaro

 

De acordo com o laboratório, os usuários estão recebendo uma mensagem falando que a Globo acabou de confirmar com a direção do hospital onde ele está internado a morte do candidato à presidência. A mensagem vem acompanhada de uma URL, que num primeiro momento parece mesmo do site da Globo, mas esconde em si um link malicioso, como explica a imagem divulgada como alerta pela PSafe.

Para que você possa identificar essa armadilha, basta ficar atento aos seguintes sinais:
– Título alarmante ou sensacionalista;
– Erros de português;
– Dois links seguidos (você verá o https:// duas vezes)
– Ao procurar pelo título da matéria no Google, nenhuma fonte confiável será encontrada.

Por fim, ainda não se sabe exatamente qual é o objetivo do golpe, mas o mais provável é que esse link malicioso instale no aparelho um malware para captura de dados, como senhas de banco e dados do cartão de crédito. Por isso, é importante sempre ficar atento na procedência de links enviados pelo WhatsApp, nunca clicar em nada enviado por um desconhecido e manter o antivírus sempre atualizado.

Fonte: dfndr (Facebook)

Faça já parte da família Itecnewsacesse e conheça nossa pagina no Facebook e Instagram, interaja conosco em nossas redes sociais e tenha acesso as melhores novidades tecnológicas do mundo.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR