Espaçonave da NASA que viajará até o Sol acabou de receber seu super escudo térmico de luxo

A Nasa, em agosto lançará uma nova espaçonave interplanetária para “tocar” o Sol, e o veículo acaba de receber seu escudo térmico super durável para a viagem . No final de junho, engenheiros instalaram o escudo protetor na nave, apelidado de Parker Solar Probe, na Flórida, onde está sendo preparado para o lançamento.

Este escudo térmico manterá a sonda relativamente fria à medida que encontrar altas temperaturas perto da estrela do nosso Sistema Solar.

A Sonda Solar da Parker é destinada a ficar mais próxima do Sol do que qualquer veículo anterior. A sonda ficará a apenas 6 milhões de quilômetros da superfície do Sol, onde interagirá com a coroa solar ou atmosfera externa.

O objetivo é aprender mais sobre como o calor flui dentro dessa estranha região do espaço. De vez em quando, partículas dentro da coroa ficam super aquecidas e se projetam do Sol no que é conhecido como vento solar. Esse fluxo de partículas pode se misturar com o campo magnético da Terra, causando tempestades geomagnéticas que bagunçam nossos satélites e a rede elétrica e criam auroras. Então, a NASA está interessada em descobrir os mecanismos por trás desse fenômeno para entender melhor como o vento solar ocorre.

NASA
A Sonda Solar Parker com seu escudo térmico Imagem: NASA / Johns Hopkins APL / Ed Whitman

Mas se você está indo para a coroa do Sol, você precisa de um jeito de se refrescar. É aí que entra o escudo de calor. O escudo é leve, pesando apenas 160 quilos e é composto de duas camadas de composto de carbono-carbono que envolvem um núcleo espesso feito de espuma. A sonda deve atingir velocidades de 430.000 milhas por hora no espaço, por isso não pode ser muito pesada, ou então não entrará na órbita necessária.

Ainda assim, o escudo deve ser capaz de fazer o truque. É para proteger qualquer coisa que esteja dentro de sua sombra, que deve cobrir a espaçonave e seus instrumentos. O escudo também ostenta um revestimento branco especial para refletir o calor do Sol. Se fizer o seu trabalho corretamente, o escudo atingirá temperaturas de mais de 2.500 graus Fahrenheit, enquanto a Sonda Solar da Parker fica a apenas 85 graus Fahrenheit.

Com a instalação do escudo, o Parker Solar Probe está quase pronto para o lançamento. A espaçonave deverá ser lançada em cima de um foguete Delta IV Heavy, fabricado pela United Launch Alliance, em Cape Canaveral, na Flórida, no dia 4 de agosto.

Faça já parte da família Itecnewsacesse e conheça nossa pagina no Facebook e Instagram, interaja conosco em nossas redes sociais e tenha acesso as melhores novidades tecnológicas do mundo.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR