A partir do DNA, cientistas desenvolvem rede neural artificial

Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia desenvolveram uma rede neural artificial a partir de um DNA, capaz de executar reconhecimento de padrões.

Para conseguirem chegar até a descoberta, os cientistas demonstraram como as cadeias de DNA poderiam ser utilizadas para o processamento de dados com a exploração de reações químicas, criando algo que pode se chamar de “sopa inteligente molecular“. Então, esse líquido foi inserido em um tubo de ensaio e ensinado a reconhecer nove padrões distintos.

Uma das aplicações da inteligência artificial é ser capaz de reconhecer a caligrafia humana. Então, os cientistas personalizaram uma base de circuitos de DNA para atuar na representação digital da caligrafia humana, ou seja, traçaram numerais de um a nove com o DNA, criando a rede neural biomecânica.

Depois, uma sequência de DNA específica foi colocada dentro dessa rede fazendo com que a “sopa” acendesse em diferentes arranjos de cores para indicar quais padrões eles estavam lendo.

A sopa inteligente é mais parecida com um caldo nesse momento, mas tem o potencial de se transformar em um cozido completo com desenvolvimento adicional. Eventualmente, tal rede neural poderia ser desenvolvida para adicionar IA no nível molecular para, bem, tudo. Moléculas artificialmente inteligentes podem ser a chave para desenvolver tinta de invisibilidade ou nanorrobôs de erradicação de doenças – as possibilidades são quase infinitas.

O que podemos aguardar futuramente, é que essa rede neural pode ser desenvolvida para incluir a inteligência artificial em um nível molecular para diversas finalidades, em praticamente todas as áreas da ciência.

Para que você acompanhar o estudo completo, e ver mais detalhes dessa nova tecnologia desenvolvida pelos cientistas, está disponível na Nature.

Fonte: The Next Web

Faça já parte da família Itecnewsacesse e conheça nossa pagina no Facebook e Instagram, interaja conosco em nossas redes sociais e tenha acesso as melhores novidades tecnológicas do mundo.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR