Instagram
Android Categoria Destaques Instagram Mobile

Instagram faz lançamento de sua versão mais leve para celulares Android

Para pessoas que buscam ter todos os aplicativos, sem consumir muitos recursos, em  smatphones com pouco espaço interno, agora pode contar com uma versão Lite do Instagram.

Mesmo sem avisar ou com anúncios formais, o Instagram lançou nesta quarta-feira (27) uma versão mais leve de seu aplicativo para smartphones Android. Disponível na Google Play Store, o software ocupa apenas 573 Kb, mais de 50 vezes menos que a aplicação tradicional, e dá acesso a todos os recursos centrais da plataforma, mas de uma forma menos exigente e com menor carga sobre as especificações dos aparelhos.

Também como já aconteceu com o Facebook e o Messenger, por exemplo, trata-se de uma forma de expandir ainda mais o número de usuários, principalmente em países emergentes. O Instagram Lite permite a utilização da linha do tempo convencional, a realização de publicações e também a utilização dos Stories, seja para visualização das postagens dos amigos ou criação de próprias.

Já por outro lado, os recursos de compartilhamento, principalmente, ficaram de fora. A versão mais leve não permite o envio de mensagens diretas para amigos nem respostas aos Stories, além de não contar com o botão que permite o envio de publicações por meio de outras redes sociais. O recém-lançado IGTV também não aparece aqui.

Instagram
Instagram em sua versão Lite.

Além disso, o Instagram Lite tenta, ao máximo, economizar na conexão, exibindo fotos em uma qualidade e resolução menores do que aquelas do app central. É uma medida que faz parte, também, do lançamento de uma versão repaginada do site móvel da rede social, lançado no mês passado, voltado para países emergentes e dispositivos mais fracos, permitindo a utilização da plataforma sem a necessidade de download de aplicativo.

Mas apesar das alterações, quem olhar a interface do Instagram Lite deve perceber poucas diferenças, que se resumem a um visual um pouco mais limpo. As mudanças, como dito, estão nos bastidores e têm a ver com o funcionamento do sistema, a economia de dados na exibição de imagens e o sumiço de alguns recursos que exigiriam mais e, sendo assim, tornariam os pacotes maiores e mais pesados para download e instalação.

A ideia do Instagram é lançar o app em todo o mundo, mas essa chegada vai acontecer de maneira segmentada, país a país. O primeiro a receber a nova edição é o México, onde testes finais da aplicação vinham acontecendo desde a última semana. A versão, claro, conta com anúncios, exibidos da mesma maneira que no uso convencional.

Além disso, o objetivo é repetir o sucesso de outros softwares mais leves. Esse caminho rumo a um público com celulares mais modestos é uma das grandes perspectivas do Instagram para continuar crescendo, algo que já aconteceu antes com o Facebook. Com as versões Lite do Messenger e também do app da própria rede social, a companhia arrebanhou mais de 200 milhões novos usuários em apenas dois anos desde o lançamento, em 2015. A expectativa é repetir esse sucesso no Instagram.

Fonte: Instagram (Google Play Store)

Faça já parte da família Itecnews, acesse e conheça nossa pagina no Facebook e Instagram, interaja conosco em nossas redes sociais e tenha acesso as melhores novidades tecnológicas do mundo.

Renato Dos Santos
Empreendedor digital, e redator do portal de noticias iTecnews e do blog ExplosãoPromo. Posso todas as coisas naquele que me fortalece, porque com Deus não se vence, com Deus você já venceu.
https://itecnews.com.br