Usuários do Facebook podem usar VPN de forma gratuita, mas cuidado.

Nesta segunda-feira 12 de Fevereiro em pleno carnaval, o Facebook iniciou a oferta gratuita de uma VPN aos usuários do IOS. Após atualização liberada em seu app para iPhones e iPads, a rede incluiu no seu menu a opção “Protect” que direciona o usuário para a App Store, para fazer o donwload do Onavo Protect, serviço de VPN adquirido em 2013 pela companhia.

Mesmo prometendo avisar os usuários acerca de sites mal intencionados e assegurar manter longe das mãos de criminosos cibernéticos dados de conta bancaria e número de cartão de crédito, a política de privacidade do Onavo pode entregar que muito mais coisas estão acontecendo longe da imaginação do usuário.

Sem Privacidade!

De forma resumida, a VPN deveria manter sua privacidade, no entanto o Facebook monitora tudo o que o usuário faz e fornece analises de comportamento online para a rede social, e ninguém tem conhecimento de como o Facebook utiliza esses dados. O TechCrunch especula que a companhia deve monitorar a concorrência quando coleta dados de quanto tempo o usuário usa outras redes como o Twitter, além das das funções mais e menos populares.

Mesmo parecendo assustador, algo relevante a ser notado é que as VPNs gratuitas possuem esse perfil de funcionamento, não estão muito preocupadas com a privacidade do usuário, caso mais conhecido é o da Hola que vendeu conexões de usuários que fossem realizados ataques DDoS.

Muito bem avaliado pelos usuários, o Opera navegador oferece também um serviço do tipo de forma gratuita. Entretanto, os termos de aceite do serviço mostram que as informações de navegação do usuário podem ser coletados e divulgados para terceiros com objetivo de pagar servidores e o tráfego e assim pode manter o serviço operando.

Fonte: Canaltech

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR