6 dicas simples para melhorar o desempenho do seu aparelho Android

Seu aparelho Android têm mais de um ano de uso? Se a resposta for sim, então você já deve ter percebido que com o decorrer do tempo ele foi perdendo o desempenho. Bem, algumas dos fatores que influenciam com que isso aconteça é o lançamento de novas tecnologias, atualizações de apps e do próprio sistema do aparelho.

Esses fatores citados, acarretam diretamente em um maior consumo da memória RAM do smartphone, juntamente com isso, vem o processador, bateria e o espaço interno. Dito isso,  reunimos aqui neste artigo algumas dicas simples que podem melhorar consideravelmente o desempenho do seu aparelho Android, vamos lá? Confira logo a baixo a lista.

1: Verificar o consumo de memoria RAM, apagar a memória cache e desabilitar aplicativos instalados de fabrica

Para verificar o consumo de memória RAM, primeiro você acessa as configurações do seu aparelho, em seguida procure e clique em “Aplicativos”. Após isso, acesse a aba “Em execução”  veja quais aplicativos e serviços estão ativos no momento. Depois dessa primeira etapa, role a barra para aba “Todos” nela você encontrará todos aplicativos do aparelho, clique nos quais você não utiliza, em seguida procure e clique na opção “apagar cache” após isso verifique se o aplicativo é instalado de fabrica e caso você não o queira, clique na opção “Desabilitar” no canto superior direito ou abaixo do app.

 2: Encerra apps com mau funcionamento ou desnecessários

Uma opção que pode deixar seus aparelho rodando mais leve é o encerramento de apps com mau funcionamento ou que você jugue desnecessários, para fazer isso, volte novamente na opção “Em execução” veja qual dos apps pode estar com mau funcionamento ou que você ache desnecessário e clique no botão “Para”.

3:  Apagar apps que apresentam mau funcionamento ou que seja desnecessários

Uma boa dica é apagar os apps que você dificilmente utiliza ou aqueles que apresentam erros constantes,  isso fará com que seu aparelho ganhe mais espaço na memória,  assim evitando o travamento e lentidões.

4: Verificar o gerenciamento de suas contas no Android

É importante sempre verificar suas contas no Android, pra isso basta você entrar em configurações procurar por “contas” em seguida veja se a sincronizações está ok e se as configurações estão funcionando corretamente.

5: Mantenha as atualizações automáticas na Play Store desativadas

Uma dica primordial é manter as atualizações na Play Store sempre desativadas, isso porque alguns atualizações podem contar com bugs e falhas de segurança, afetando diretamente no desempenho do seu aparelho. Além do mais, alguns aplicativos não tem muita necessidade de serem atualizados, o que faz com que atualizações automáticas só aumentem o consumo da memória do seu aparelho.

6: Mova os aplicativos pra memória externa do aparelho

Uma excelente opção é mover os aplicativos pra memória externa do aparelho, claro, isso só será possível se o seu dispositivo tiver suporte pro cartão micro SD. As vantagem em fazer isso é que ao liberar mais espaço pra memória do aparelho, ele poderá otimizar as tarefas ganhando mais desempenho. Para executar essa ação vá até “configurações” > “aplicativos”, selecione o app que você deseja mover, em seguida clique “Mover para microsSD”.

E ai gostou das dicas? Deixe aí nos comentários sua opinião.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR